EU SOU ATITUDE

FRASE DO DIA

ATITUDE É UMA DISPOSIÇÃO INTERIOR PARA MUDAR SUA HISTÓRIA DE VIDA ( Ieda Maria Andreatta)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

GERALDO RESENDE SELA COMPROMISSO COM AS JUVENTUDES


Deputado vai lutar pela ampliação de oferta de vagas no ensino Superior público, entre outras políticas públicas para a juventude


Geraldo Resende reunido com jovens neste final de semana em Dourados. (Foto: Kauhê Prieto)
O deputado federal Geraldo Resende reuniu-se, domingo (22), com um grupo de jovens pertencentes à Associação Atitude Jovem, Movimento Juventude Revolucionária, Juventude Católica e Jovem Empreendedor para discutir uma maior inserção de políticas públicas para a juventude em seu mandato. Durante quase duas horas de discussões, o parlamentar ouviu reivindicações e experiências, relatando também diversas ações já desenvolvidas no Congresso Nacional que de uma forma ou outra refletem em melhorias para crianças e adolescentes.

Entre outros pontos, Geraldo firmou compromisso com a ampliação dos canais de participação da juventude nos espaços de debates do mandato, nos quais sejam discutidos os rumos do Estado e das políticas públicas para a juventude. O parlamentar se comprometeu, também, em lutar pela ampliação da oferta de vagas ao ensino superior público gratuito e de qualidade, bem como a oferta de vagas em cursos de ensino técnicos; e pelo acesso à escola pública de qualidade. Outra proposta de atuação será o trabalho no sentido de fortalecer, em Mato Grosso do Sul, o projeto “Primeiro Emprego”.

Geraldo Resende destacou, na oportunidade, que de maneira geral, tem trabalhado pelos jovens em Brasília. “Ao viabilizar recursos para a construção de praças em Dourados e diversas outras cidades de Mato Grosso do Sul; ao lutar pela implantação da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD e pela consolidação desta Universidade, entre outras ações, estou trabalhando pela juventude”, salientou. “Quando jovem, lutei pela redemocratização do país, para que vocês hoje pudessem ter o direito de fazer reivindicações como as que vocês estão me apresentando”.

Como membro da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude e da Comissão Externa de Combate às Drogas, Geraldo Resende falou de seu projeto de implantar, em Dourados, um Centro de Recuperação de Dependentes Químicos. Na oportunidade também firmou o compromisso de lutar, junto ao Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - na viabilização de recursos para a construção de uma Praça da Juventude, um complexo esportivo com pistas de skate, espaços de convivência e quadra de esportes.

Outro compromisso firmado pelo deputado com os jovens é o de reforçar a política de tempo livre para a juventude por meio da criação e aprofundamento das políticas de espaços de vivência, com o objetivo de criar espaços onde a juventude possa também ter acesso aos bens culturais, como peças teatrais, oficinas, espaços para debates entre outros. Essa proposta será viabilizada por meio de estudos sobre a viabilidade de implantação de um Centro de Referência do Jovem.

Geraldo Resende se comprometeu, também, em continuar lutando contra toda a forma de discriminação, bem como com as políticas de permanência do jovem no campo e, dentro do possível, apoiar a criação de uma secretaria municipal da juventude em Dourados.

“Os jovens ocupam o centro de questões que comovem o país. Tanto no que diz respeito aos problemas gerados pelo agravamento das desigualdades sociais, como no que se refere à esperança de novos caminhos para nosso desenvolvimento social. O tema juventude tem sido abordado por algumas concepções que tratam este setor como um problema, como uma faixa etária estanque, como estado de espírito, e também de formas utilitárias. Em nossa opinião essas posições são insuficientes para dimensionar o tema, são politicamente mobilizadoras, e que se prestam ao reforço do conservadorismo moral e político, construindo estereótipos que não correspondem à complexidade dos jovens reais”, afirma trecho de documento assinado por Geraldo Resende.

domingo, 6 de dezembro de 2009

a violência entre nossos jovens só almentam

É TRISTE VER NOSSOS JOVENS SE DESTRUINDO, NOSSA CIDADE CAMINHA CADA VEZ MAIS PARA O CAOS,TODOS OS DIAS AO VERMOS OS JORNAIS É DE SE ASSUSTAR O QUANTO NOSSOS JOVENS ESTÃO ENTRE OS MAIS CITADOS, EM TODAS A NOTÍCIAS RUINS, ANTES ERA SOMENTE AOS FINAIS DE SEMANA, HOJE É TODOS OS DIAS, TEMOS QUE MUDAR ESSA ESTATÍSTICA OU DOURADOS ENTRARÁ PARA UM RECORDE DE VIOL~ENCIA ENTRE OS JOVENS E COMETIDA POR JOVENS, MOBILIZEMOS PELA PAZ, POR UMA POÍTICA GRADATIVA E NÃO POLÍTICAS COMPENSATÓRIAS QUE APARECEM SOMENTE EM ANOS ELEITORAIS,OUSEMOS LUTAR E OUSEMOS VENCER ESSA GUERRA.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

INFORMAÇÃO

* Reunião do Conselho Municipal de Juventude Dourados-MS
Dia: 04/12/09
Local: Casa dos Conselhos, R. Joaquim Teixeira Alves, 1453, Centro.
Horario: 08:00 hs

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

JUVENTUDE REVOLUCIONÁRIA RECEBE MOÇÃO

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

incrições abertas para o vale universidade


O Vale Universidade é um programa do governo do Estado que oferece auxílio financeiro a estudantes matriculados em cursos presenciais, de licenciatura e bacharelado, em universidades públicas e particulares conveniadas de Mato Grosso do Sul. Para participar do programa o acadêmico deve ter renda pessoal, igual ou inferior, a R$ 750,00 ou renda familiar de até R$ 1,8 mil. O programa oferece 680 vagas a estudantes de Mato Grosso do Sul.

Os alunos inseridos no programa realizam atividades complementares de 20 horas semanais, cumpridas em jornadas de quatro horas diárias em órgãos e entidades da administração pública estadual, municipal, federal ou organizações não-governamentais (ONGs).

A superintendência de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), dá prioridade para que os alunos realizem as atividades na área relacionada ao curso superior frequentado, o que proporciona ao estudante a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Pela realização do estágio será concedido o benefício, para ajudar no custeio da formação profissional, no seguinte valor: (redação dada pelo Decreto nº 12.659, de 1º de dezembro de 2008)

II - cinqüenta por cento do valor da mensalidade para o estágio de vinte horas, tendo como limite máximo mensal o valor de um salário mínimo;

III - nos casos de acadêmicos das universidades públicas, o valor do benefício social será equivalente à média do valor do benefício a que se refere o inciso anterior. (redação dada pelo Decreto nº 12.659, de 1º de dezembro de 2008)

Com o incentivo, o governo do Estado busca proporcionar uma oportunidade para o jovem universitário aprimorar sua formação profissional e ter melhores perspectivas de trabalho e renda.

As matrículas para 2010 serão de 25 de janeiro a 25 de fevereiro. Consulte abaixo os decretos que regulamentam o programa.




http://www.setass.ms.gov.br

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Artes Cênicas promove Circuito de Performances em 2 de dezembro

Artes Cênicas promove Circuito de Performances em 2 de dezembro



O curso de Artes Cênicas da Faculdade de Comunicação Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) promove o II Circuito de Performances, no dia 2 de dezembro, no cine-auditório da Reitoria, às 20h.

O II Circuito tem como título “Fronteiras do Local” e conta com sete performances baseadas em obras da Literatura Regional. A turma foi divida em Companhias de Teatro que se responsabilizaram pelas produções das performances, desde a idealização até a direção e execução final das mesmas. O projeto, idealizado pela Profa. Dra. Gicelma Chacarosqui, visa à integração e motivação cênicas dos acadêmicos.

As Companhias já começaram a campanha de divulgação do II Circuito por meio de instalações artísticas montadas nas diversas Faculdades da UFGD. As instalações levam os nomes dos espetáculos e ficarão expostas até dia 02 de dezembro.

Para a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Profa. Dra. Rita Limberti, o II Circuito de Performances vem coroar os esforços do Curso Artes Cênicas da UFGD em estender à comunidade o comprometimento com a pesquisa e a criação para o ensino do teatro.

A Profa. Dra. Gicelma Chacarosqui afirma que por meio de atividades como essas fica evidente que a Universidade funciona como “motivadora e reconhecedora das riquezas culturais e como gestora deste Brasil, em específico do Mato Grosso do Sul, ainda em formação. Valores que podem ser contemplados na importância, cada vez maior, que a Universidade, particularmente a UFGD, atribui à arte como formadora da cidadania”.

Sobre as Performances

O Grupo In’ Cena, com a performance “Pantanal sem fronteiras”, direção de Lantieri Muniz, pretende trabalhar a idéia de fronteira cultural temática através da música “Romaria”.

A Cia. de Teatro nas Nuvens, dirigida por Nill Amaral, propõe emocionar o público com o trabalho “Celebração”, uma montagem inspirada em poemas da poetiza campo-grandense Raquel Naveira e da poetiza goiana Cora Coralina. A montagem desenvolve poemas que se cruzam na voz de uma única pessoa e mostra que as palavras refrescam a memória de uma voz narrativa que beira o delírio em sua vontade de criar.

Eliane Eurides dirige o Grupo Abaçaiado, com a performance “Nem um céu é igual” que faz uma reflexão sobre a identidade regional sul-mato-grossense através da adaptação de músicas de autores e compositores regionais e ainda desconhecidos, promovendo a divulgação desses artistas.

Assinando a direção da Cia Nem de Vocês Eu Gosto, Matheus Fernandes garante, com o espetáculo intitulado “Dourados Brasis”, levar ao palco a hibridação de nossa cultura poética. Esta trupe encena dois poetas desconhecidos, Diego Duarte e Rose Felliciano, que enaltecem, com muita brasilidade, a cidade de Dourados.

Rascunhos Guaicurus faz uma homenagem à escritora Gicelma Chacarosqui através do espetáculo “Rascunhos de Luz”, de título homônimo ao livro de poemas da autora ivinhemense, procurando refletir, cenicamente, o poder de convergência que a fronteira (real ou fictícia) promove. Para a diretora do grupo, Maria Avelina, a finalidade é desempenhar através da “bady arte” a idéia que autora desenvolve no livro, ou seja, que as palavras são luzes que perpetuam os signos da terra e contribuem para a formação da identidade local.

A Cia de Teatro UFGD, por sua vez, participa homenageando o poeta douradense Emmanuel Marinho, com performance inspirada no poema “Índia Velha”, que desenvolve uma reflexão acerca da problemática indígena em nosso estado. A Cia UFGD, com direção de Marielle Duarte, levará ao palco, como convidado especial, o Coral Guaraoby, homenageando, assim, outro grande ícone da cultura local.

O Grupo Mandala, com direção do próprio Grupo, escolheu como performance os poemas da escritora Flora Egídio Thomé e apresentará o espetáculo intitulado “Haicais mestiços” com o objetivo de demonstrar o contexto literário híbrido e a capacidade criativa e inovadora da escritora três-lagoense, que através de seus “Haicais” poetiza filosoficamente sobre as estações da vida sertaneja.

fonte: folha de dourados

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

informação

SEMINARIO DE SAUDE ,EDUCAÇÃO E CIDADANIA LGBT
EM DOURADOS LOCAL OAB DE DOURADOS
DIAS 18/11 AS 19:30
19/11 8:00 SA MANHÃ AS 17 HORAS
20/11 8:00 DA MANHÃ AS 11 HORAS DA MANHÃ
PALESTRANTES DE BRASILIA ,GOIANIA E CAMPO GRAND
E TERÁ SHOWS DE TOP DRAGS