EU SOU ATITUDE

FRASE DO DIA

ATITUDE É UMA DISPOSIÇÃO INTERIOR PARA MUDAR SUA HISTÓRIA DE VIDA ( Ieda Maria Andreatta)

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Artes Cênicas promove Circuito de Performances em 2 de dezembro

Artes Cênicas promove Circuito de Performances em 2 de dezembro



O curso de Artes Cênicas da Faculdade de Comunicação Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) promove o II Circuito de Performances, no dia 2 de dezembro, no cine-auditório da Reitoria, às 20h.

O II Circuito tem como título “Fronteiras do Local” e conta com sete performances baseadas em obras da Literatura Regional. A turma foi divida em Companhias de Teatro que se responsabilizaram pelas produções das performances, desde a idealização até a direção e execução final das mesmas. O projeto, idealizado pela Profa. Dra. Gicelma Chacarosqui, visa à integração e motivação cênicas dos acadêmicos.

As Companhias já começaram a campanha de divulgação do II Circuito por meio de instalações artísticas montadas nas diversas Faculdades da UFGD. As instalações levam os nomes dos espetáculos e ficarão expostas até dia 02 de dezembro.

Para a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Profa. Dra. Rita Limberti, o II Circuito de Performances vem coroar os esforços do Curso Artes Cênicas da UFGD em estender à comunidade o comprometimento com a pesquisa e a criação para o ensino do teatro.

A Profa. Dra. Gicelma Chacarosqui afirma que por meio de atividades como essas fica evidente que a Universidade funciona como “motivadora e reconhecedora das riquezas culturais e como gestora deste Brasil, em específico do Mato Grosso do Sul, ainda em formação. Valores que podem ser contemplados na importância, cada vez maior, que a Universidade, particularmente a UFGD, atribui à arte como formadora da cidadania”.

Sobre as Performances

O Grupo In’ Cena, com a performance “Pantanal sem fronteiras”, direção de Lantieri Muniz, pretende trabalhar a idéia de fronteira cultural temática através da música “Romaria”.

A Cia. de Teatro nas Nuvens, dirigida por Nill Amaral, propõe emocionar o público com o trabalho “Celebração”, uma montagem inspirada em poemas da poetiza campo-grandense Raquel Naveira e da poetiza goiana Cora Coralina. A montagem desenvolve poemas que se cruzam na voz de uma única pessoa e mostra que as palavras refrescam a memória de uma voz narrativa que beira o delírio em sua vontade de criar.

Eliane Eurides dirige o Grupo Abaçaiado, com a performance “Nem um céu é igual” que faz uma reflexão sobre a identidade regional sul-mato-grossense através da adaptação de músicas de autores e compositores regionais e ainda desconhecidos, promovendo a divulgação desses artistas.

Assinando a direção da Cia Nem de Vocês Eu Gosto, Matheus Fernandes garante, com o espetáculo intitulado “Dourados Brasis”, levar ao palco a hibridação de nossa cultura poética. Esta trupe encena dois poetas desconhecidos, Diego Duarte e Rose Felliciano, que enaltecem, com muita brasilidade, a cidade de Dourados.

Rascunhos Guaicurus faz uma homenagem à escritora Gicelma Chacarosqui através do espetáculo “Rascunhos de Luz”, de título homônimo ao livro de poemas da autora ivinhemense, procurando refletir, cenicamente, o poder de convergência que a fronteira (real ou fictícia) promove. Para a diretora do grupo, Maria Avelina, a finalidade é desempenhar através da “bady arte” a idéia que autora desenvolve no livro, ou seja, que as palavras são luzes que perpetuam os signos da terra e contribuem para a formação da identidade local.

A Cia de Teatro UFGD, por sua vez, participa homenageando o poeta douradense Emmanuel Marinho, com performance inspirada no poema “Índia Velha”, que desenvolve uma reflexão acerca da problemática indígena em nosso estado. A Cia UFGD, com direção de Marielle Duarte, levará ao palco, como convidado especial, o Coral Guaraoby, homenageando, assim, outro grande ícone da cultura local.

O Grupo Mandala, com direção do próprio Grupo, escolheu como performance os poemas da escritora Flora Egídio Thomé e apresentará o espetáculo intitulado “Haicais mestiços” com o objetivo de demonstrar o contexto literário híbrido e a capacidade criativa e inovadora da escritora três-lagoense, que através de seus “Haicais” poetiza filosoficamente sobre as estações da vida sertaneja.

fonte: folha de dourados

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

informação

SEMINARIO DE SAUDE ,EDUCAÇÃO E CIDADANIA LGBT
EM DOURADOS LOCAL OAB DE DOURADOS
DIAS 18/11 AS 19:30
19/11 8:00 SA MANHÃ AS 17 HORAS
20/11 8:00 DA MANHÃ AS 11 HORAS DA MANHÃ
PALESTRANTES DE BRASILIA ,GOIANIA E CAMPO GRAND
E TERÁ SHOWS DE TOP DRAGS

terça-feira, 10 de novembro de 2009

CNJ MANTEM TOQUE DE RECOLHER EM MS

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decidiu hoje que será mantido o toque de recolher para crianças e adolescentes em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Bahia. Isso significa que caberá aos tribunais estaduais julgarem se a medida é ou não legal, mas enquanto o tribunal não for acionado vale o toque de recolher em 41 municípios de 16 estados em que foi instituído.
Estavam na pauta de julgamento do CNJ, pedidos de suspensão do toque de recolher nos municípios de Santo Estevão (BA), Patos de Minas (MG), Itajá (MG), Nova Andradina (MS), Anaurilândia (MS) e Ilha Solteira (SP).
Os conselheiros, de acordo com a assessoria do órgão, decidiram "não tomar conhecimento" das portarias. Enviaram, então, o assunto para Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania, do próprio CNJ, o que, na prática, representa que a competência para julgar tais questionamentos será dos tribunais de justiça.
Todos seguiram a decisão do relator dos sete processos, Ives Gandra Martins Filho, que disse que o órgão poderia estabelecer apenas critérios para os tribunais e que não poderia ir contra a população.
fonte dourados news