EU SOU ATITUDE

FRASE DO DIA

ATITUDE É UMA DISPOSIÇÃO INTERIOR PARA MUDAR SUA HISTÓRIA DE VIDA ( Ieda Maria Andreatta)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ARTIGO ESCRITO POR SILVANI PERUCI UM DOS COORDENADORES DA JUVENTUDE REVOLUCIONÁRIA E CONSELHEIRO DE JUVENTUDE


ESPAÇOS DE LAZER: JOGO DE INTERESSES ENTRE NECESSIDADES E OPORTUNIDADES
por Silvani Peruci
Política é um assunto muito difícil de ser discutido, primeiro porque as pessoas assimilaram a imagem de pessoas mal intencionadas a política, bem política é muito mais que isso, a política séria é aquela que parte do princípio social e bem-estar comum, com direção a atingir o maior número possível de pessoas, promovendo justiça social e aniquilando privilégios de classes, política é exercida diariamente por todos, é a política que define o andar de nossas vidas, seja em cunho social, profissional, cultural, artístico, econômico, ou seja, em tudo mesmo que afeta nossas vidas, sendo assim devemos sim prestar atenção em como vem sendo realizadas as políticas de nosso município, estado, nação e de todo o mundo pois tudo isso nos afetará.
O motivo que me fez abordar este tema não é simplesmente criticar, mas sim, promover a discussão pois, nesta semana o vereador douradense Junior Teixeira (PDT), fez a solicitaçao ao Prefeito Municipal de Dourados, de que fosse criado uma praça universitaria, onde os jovens teriam um ponto de encontro comum, a praça devendo ter um espaço adequado para shows e eventos, gramado, praça de alimentação. O local deveria ser analizado pela prefeitura para que fosse escolhido o lugar mais adequado e que não incomodassem os vizinhos ao local.
Segundo o vereador, essa idéia é necessária pois os jovens não tem um lugar apropriado para se reunirem, ocupando atualmente as áreas de postos de combustíveis, no centro da cidade.
Agora vamos pensar um pouco sobre isso: para que os jovens não se reunissem nos postos do centro da cidade seria necessario a criação de um espaço para eles nessas mediações? Bom, Dourados apresenta muitas praças e espaços para os jovens se reunirem, o que falta é uma melhor estrutura para recebê-los, como exemplo cito no centro e em suas redondezas, a Praça Tenente Antonio João, que além da praça, tem o calçadão onde é um espaço muito mais adequado do que os postos de combustíveis, seguindo o mesmo intuito, a duas quadras da praça Antonio João tem o Calçadão da Nelson de Araujo, onde a alguns anos eram realizados varios shows, festivais e muitos outros eventos, o que vem ocorrendo agora é que a muito temo não é revitalizado, podemos citar ainda os CEPER's que temos em diferentes regiões e todas elas proximas ao centro da cidade, descendo a Av. Presidente Vargas temos o Parque dos Ypês, em outros lugares temos a Pracinha Japonesa, Praça Paraguaia,a Praça Rui Gomes, em todas elas precisam ser realizados revitalizações.
A ideia de construir uma nova praça acho muito aprausivel, mas na realidade que a populaçao realmente precisa, em lugares afastados como jardim Guaicurus, Canaã I e região, nas sitiocas nos distritos que ainda não possuem, nos assentamentos na região de Ithaum e em varios outros lugares do municipio que não possuem um espaço adequado para não somente os jovens universitarios ou "playboy's" que possuem carros e capital para se divertirem no centro, mas tambem para os idosos, e as pessoas que não dispoem de tempo e dinheiro para irem ao centro mas que tambem merecem um espaço de lazer perto de seus lares.
A respeito dos postos de combustiveis, os jovens não se reúnem nesses espaços sem motivos, vejam: 1º a pouca fiscalização nos postos de combustiveis pelas autoridades, de transito, conselho tutelar, PM e outros; 2º os Parques e praças tem o acesso liberados até as 22 horas, horário onde o jovem começa a sair para curtir a noite, os postos que recebem esses jovens funcionam 24 hs; Pela Lei 11.705, de 19 de junho de 2008, é proibido dirigir ao ingerir bebidas alcoolicas, tendo uma tolerancia a 0,6g/l, mas não impedem de que nos postos fossem vendidas bebidas alcoolicas, dou uma dica, acompanhem quantos motoristas vão abastecer o carro e aproveitam para sair tomando uma ou mais latinhas de cerveja ou outro produto de mesma origem, garanto que nesses postos se encontram clientes dos mesmos, após algumas doses ali bebendo saem dirigindo.
O fato desses lugares serem tão atraentes não é a falta de espaços mas sim, a falta de atenção das autoridades em proporcionarem melhoras nas estruturas dos espaços destinados a atender esse público, a falta de fiscalização por parte da segurança pública e de outros orgãos de lei.
Cabe lembrar ainda a população de que as pessoas quando em cargos políticos, buscam visualização de seus feitos, e criação de obras físicas representam muito aos olhares, mas só construir para ter mais um lugar vazio em nosso município não representa a necessidade da maioria da população e sim um público alvo de possíveis eleitores, pois logo o espaço seria abandonado novamente e os jovens migrariam para outros pontos.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

axé verão

Edvaldo Moreira promove evento de cultura e entretenimento
Como forma de incentivo e promoção da cultura da cidade de Dourados, além de entretenimento para toda a população, o vereador Edvaldo Moreira (PDT) e comerciantes do município, se uniram e desenvolveram o Projeto ‘Axé Verão’, totalmente voltado para a promoção da cultura local e entretenimento das famílias douradenses.
No próximo domingo, dia 18 de outubro, a partir das 13 horas, será realizada a abertura do evento na Praça do Cinquentenário, que vai contar com uma aula inaugural de Axé, aberta a toda a população, com o Grupo Axé Bom. Em seguida, apresentações de diversos artistas e bandas musicais, garantindo a animação do evento.
Dentre os músicos participantes estão a cantora de MPB, “Kalise” e o “Dj Tavinho”. Como representantes da música sertaneja “Andressa Mattus”, a dupla “Crysthian e Fernandes”, e “Tony Marcos”. Além dos cantores, a “S10 Batidão” marcará presença.
“É importante dizer que, esta, é a primeira parte de um projeto que pretendemos desenvolver por muito tempo. Este grande evento é a abertura do “Axé Verão 2009”, que pretende acontecer quinzenalmente nos bairros periféricos de Dourados, levando cultura e diversão par toda a comunidade”, enfatiza Edvaldo Moreira.
A escolha da Praça do Cinquenterário se dá por ser um local propício para o acontecimento de grandes shows. “Pensando nessa disponibilidade de espaço físico e estrutura, decidimos fazer a abertura do ‘Axé Verão’ lá. Vamos usar o que temos disponível e que é de qualidade”, acrescentou o vereador.
A fim de garantir a segurança de todos que participarão do evento, foi firmada uma parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, além de seguranças particulares para fazerem a segurança no local. Uma ambulância também estará disponível dando apoio e oferecendo estrutura à população.
fonte. dourados news

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dia Municipal da Juventude em Dourados-MS

CLIQUE NA IMAGEM PARA VÊ-LA EM TAMANHO GRANDE

2 Anos de Juventude Revolucionária

video

Video comemorativo aos 2 anos de fundação (2 de Setembro de 2007) do Movimento Juventude Revolucionária, da cidade de Dourados-MS

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2009


Neste ano vamos celebrar a 25ª edição do DNJ - Dia Nacional da Juventude, e aqui em Dourados o também o dia municipal. Alegra-nos o testemunho e a persistência das Pastorais da Juventude ao ser voz das multidões silenciadas, ao pautar temáticas na defesa da vida e dos direitos juvenis, confrontando com o modo pelo qual a juventude é considerada pelo estado brasileiro, pela sociedade, pelas famílias, pela Igreja.

É hora de avançar! O DNJ já não encontra mais sentido isoladamente. Ele se liga com a Campanha da Fraternidade e as atividades permanentes das PJs: Semana da Cidadania (de 14 a 21 de abril) e Semana do/a Estudante (09 a 15 de agosto).

O DNJ é parte de um todo maior que busca a dignidade jovem, celebra as lutas anuais dos/as jovens organizados, é a mobilização maior, concentrando multidões de jovens que buscam novas relações de vida pautadas na justiça social, no poder popular, na legitimidade da diversidade, no protagonismo juvenil, na educação libertadora, na construção da paz.
e nós da JUVENTUDE REVOLÚCIONÁRIA E ATITUDE JOVEM SAÍREMOS EM DEFEZA PARA QUE ESSES DIREITOS SEJAM RESPEITADOS

CRIAÇÃO DO DIA ESTADUAL DE JUVENTUDE EM MS


O governador André Puccinelli (PMDB) sancionou a Lei 3.748, de 25 de setembro deste ano, que cria a Semana Estadual da Juventude. O evento será comemorado na quarta semana de setembro de cada ano e passa a integrar o Calendário Oficial de Datas e Eventos de Mato Grosso do Sul.


O projeto foi proposto pelo deputado estadual Coronel Ivan (PDT)e tem o objetivo de contribuir com o debate sobre políticas públicas para a juventude e estimular a participação dos jovens em eventos relacionados à saúde e sexualidade; à educação; à segurança públcia; meio ambiente e cidadania; à etnia, gênero e diversidade sexual; à geração de emprego e renda; ao esporte, lazer, cultura e comunicação.

Lembramos que em 2004, o então vereador de Dourados Elias Yshi de Matos, também fez a proposta do Dia Municipal da Juventude, a ser realizado no último Domingo do Mês de Outubro, em respeito aos trabalhos organizados desde muitos anos pelos fiéis da Pastoral da Juventude, que comemoram o DNJ (Dia Nacional da Juventude) nessa data, bom a data ja existe e vem sendo comemorada pelos jovens cristãos desde anos, mudar a data da comemoração apresenta uma maneira direta de subornar a mente dos jovens, com a proposta de que essa comemoração está sendo criada agora pelos atuais governantes, por isso jovens abram o olho, cada cidade e cada estado está apresentando uma proposta diferente, com certeza ficará difícil entrarmos em um consenso, pois para os políticos não interessa quem criou, quem instaurou, quem comemora e a quanto tempo, para eles o importante é serem lembrados como propositores, para ganharem votos em cima disso.


Para a Juventude Revolucionária o Mais importante é lembrar que as Politicas Pùblicas Para a Juventude devem ser realizadas diariamente, sendo pensadas, propostas, discutidas inúmeras vezes sempre, pois somente a existencia de uma data, ou várias, não resolverá o problema social na base jovem se não houver comprometimento por conta não só dos políticos, mas de toda a sociedade e principalmente dos jovens.