EU SOU ATITUDE

FRASE DO DIA

ATITUDE É UMA DISPOSIÇÃO INTERIOR PARA MUDAR SUA HISTÓRIA DE VIDA ( Ieda Maria Andreatta)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Injustiça social gera violência no Brasil, aponta pesquisa


Injustiça social gera violência no Brasil, aponta pesquisa

Um levantamento feito pela Small Arms Survey, o principal centro de pesquisa no mundo sobre armas leves, analisou o impacto da violência em grandes cidades brasileiras e africanas. De acordo com o levantamento, o Brasil tem o oitavo maior arsenal de armas leves do planeta, com mais de 15 milhões de pistolas e outros revólveres, e aproximadamente 45 mil homicídios por ano, superando números de países em guerra.
O levantamento aponta que a injustiça social aliada à rápida urbanização do país nos últimos 30 anos formaram um ambiente propício para a explosão da violência no Brasil. Em 1982, o índice era de sete mortes por arma para cada 100 mil habitantes. Em 2002, a taxa subiu para 21.
A impunidade e a corrupção também contribuem para o agravamento do quadro. De acordo com a pesquisa, apenas 10% dos homicídios são julgados e tem os responsáveis condenados. A polícia, por sua vez, é responsável por fornecer boa parte das munições utilizadas pelos criminosos. Cerca de 80% do armamento utilizado pelo crime vem das forças policiais. O desvio acontece por meio da venda ou do roubo.
O estudo também mostra que os pobres, de baixa escolaridade e desempregados, que têm entre 19 e 25 anos, são os mais afetados pela violência, enquanto negros representam o maior número de vitimas que brancos. Os homens têm 17 vezes mais chance de serem mortos que mulheres no Brasil.
Vinicius Mansur, da Radioagência NP, 31/08/2007

OBS: AMANHÂ SERÁ O ULTIMO DIA DA SEMANA DA CIDADANIA ( JUVENTUDE E CRIMINILIZAÇÃO)

0 Comments: