EU SOU ATITUDE

FRASE DO DIA

ATITUDE É UMA DISPOSIÇÃO INTERIOR PARA MUDAR SUA HISTÓRIA DE VIDA ( Ieda Maria Andreatta)

sexta-feira, 6 de março de 2009

8 de março: dia de lutar por políticas públicas de juventude para jovens mulheres





Políticas públicas para mulheres, políticas públicas de juventude para jovens mulheres, construir a pauta das meninas no interior dos movimentos feministas e de gênero, combater o machismo, mas mudando a vida das mulheres de forma concreta e real com ações de Estado e governo e luta por esse objetivo.

Essas são bandeiras fundamentais a serem levantadas no 8 de março, compreendendo que a construção de uma nova condição feminina no Brasil passa pelo investimento nas mulheres jovens que, ademais, possuem uma gama enorme de particularidades sob o guarda-chuva da condição juvenil e no interior da agenda política do feminismo.

Abaixo, publico apresentação da Carta de Princípios da Articulação Brasileira de Jovens Feministas, movimento que expressa essas posições acima descritas e que é, na minha opinião, a principal referência de gênero e feminismo no que se refere à juventude.

A Articulação Brasileira de Jovens Feministas é uma rede constituída pormulheres jovens independentes, de organizações e movimentos: negras, lésbicas, indígenas, quilombolas, rurais, da periferia, sindicalistas, de populações tradicionais e provenientes de diferentes regiões do Brasil.

Tem um caráter democrático, suprapartidário, anti-capitalista, anti-racista, anti-patriarcal, anti-lesbofóbico, não-sexista, não-adultocêntrico, não-confessional, não-hierárquico e não-governamental. Surge a partir da percepção de que as mulheres jovens possuem especificidades que devem ser visibilizadas nos movimentos feministas e de juventudes.

Constitui-se como espaço importante de diálogo e empoderamento das mulheres jovens, sobretudo o fortalecimento à participação política e cidadã, defesa dos direitos humanos, dos direitos sexuais e reprodutivos como direitos humanos, reafirmando acordos e tratados ratificados pelo Brasil.

As mulheres jovens, integrantes da Articulação Brasileira de Jovens Feministas, reunidas no I Encontro Nacional de Jovens Feministas, realizadona cidade de Maracanaú - Ceará, de 13 a 15 de março de 2008, consideram necessário e legítimo estabelecer uma Carta de Princípios que oriente ofuncionamento da Articulação Brasileira de Jovens Feministas.

Os Princípios contidos na Carta, a ser respeitada por todas que queiram participar desta Articulação, serão condutores para os processos a serem realizados, sobretudo sobre o perfil político, a participação e o compromissodas integrantes para com a Articulação Brasileira de Jovens Feministas, que seorientará pelas seguintes diretrizes: http://direitodedecidir.blogspot.com/2009/01/as-jovens-feministas.html
OBS> AMIGOS POR ACHARMOS ESTE ARTIGO INTERESSANTE RESOLVEMOS TB DIVULGÁ-LA EM NOSSO BLOG

0 Comments: