EU SOU ATITUDE

FRASE DO DIA

ATITUDE É UMA DISPOSIÇÃO INTERIOR PARA MUDAR SUA HISTÓRIA DE VIDA ( Ieda Maria Andreatta)

sábado, 14 de fevereiro de 2009

A Exclusão dos Jovens no Mercado de Trabalho



por Nilda Pereira
A falta de cursos profissionalizantes e de uma melhor preparação dos jovens para o mercado de trabalho é uma situação que cada vez se agrava mais em nosso município. É esse problema que acaba levando boa parte da juventude ao desemprego e consequentemente aos vícios e a criminalidade.
A exclusão dos jovens é cada vez mais preocupante e precisa de uma atenção maior e especial das autoridades. Segundo o IBGE, a falta de profissionais qualificados nesta faixa etária, deixa os mais velhos, inclusive aposentados, já experientes, com mais vantagem e estão ganhando espaços no mercado de trabalho, saindo na frente dos jovens.
O problema da falta de qualificação faz com que alguns pólos industriais sofram o inverso desemprego, ou seja, precisam contratar profissionais especializados e não contratam. Por causa dessa excassa de mão de obra. As empresas tem que contratar profissionais trazendo-os de fora.
É a saída que as pessoas com mais idade também contribuem com suas experiencias, em muitos casos, precisa completar a mirrada aposentadoria. Mas é preciso capacitar os jovens, prepará- los, pois o futuro do jovem e do país, vai depender de como eles estão vivendo hoje.

0 Comments: